PALESTRAS E APRESENTAÇÕES

Cervejas? Mas não são todas iguais?

Assim parece, dada a tendência de consumo em determinados países. Pode então ficar surpreendido se lhe disser que existem dezenas de estilos de cerveja diferentes e milhares de marcas. Mas se pensarmos que quando vamos a um café e pedimos uma cerveja, muitas das vezes não sabemos qual a marca que estamos a beber, qual o interesse de existirem centenas de estilos e marcas? Contudo, acharia normal ir a um restaurante e pedir um copo de vinho, sem saber a marca, a região, eventualmente a casta ou o ano? Seria, no mínimo, algo estranho...

Com as cervejas o pensamento deve ser idêntico ao dos vinhos: há países com cervejas de melhor qualidade do que outros, os diferentes estilos adequam-se ao gosto de cada pessoa e mesmo à época do ano (cervejas mais fortes para o Inverno e cervejas mais leves e frescas para o Verão), há maneiras correctas e incorrectas de se saborear uma cerveja, entre muitos outros pormenores importantes.

As palestras e apresentações organizadas pelo Cervejas do Mundo visam desmistificar muitas das más concepções existentes sobre a cerveja, abrindo assim caminho para o conhecimento de um novo mundo de aromas e sabores. Um degustador de cervejas conhecedor pode seleccionar melhor as marcas que mais lhe agradam em função do custo, estilo e ocasião. De facto, para se consumir bem é fulcral ter-se um conhecimento mínimo sobre o produto, no nosso caso a cerveja.

As palestras duram aproximadamente 2 horas e nelas, de uma forma simples e descontraída, abordam-se diversos temas essenciais para um crescimento em termos de cultura cervejeira de cada um dos participantes, a saber:

  • Origem da cerveja e sua evolução ao longo da História.
  • Estilos de cerveja, explicando as suas características e as suas diferenças.
  • Técnicas para uma correcta degustação da cerveja.
  • Dicas para uma melhor harmonização entre comida e cerveja.
  • Curiosidades sobre a cerveja, marcas, métodos de produção, etc.
  • Abordagem sucinta à forma de produção de cerveja e principais ingredientes.
  • A apresentação será sempre acompanhada pela degustação de diversas cervejas, de diferentes estilos, para melhor exemplificar os conceitos abordados.

As palestras do Cervejas do Mundo têm como público-alvo preferencial as empresas, entusiastas do mundo da cerveja, proprietários de bares e restaurantes e todos aqueles que queiram ficar a saber um pouco mais sobre esta nobre bebida. Por princípio, o número de participantes deverá rondar as 20/30 pessoas, não só por questões logísticas mas também para possibilitar uma maior interactividade ao longo da apresentação.

Para nos contactar utilize o email: cervejasdomundo@gmail.com

Google